RÁDIOS LINHA TALKABOUT

MOTOROLA SOLUTIONS

MODELOS DE RÁDIOS LINHA TALKABOUT

A Motorola Solutions, quando desenvolve seus rádios, observa todos os requisitos de segurança, legislações e regulamentações vigentes nas agências de cada País para a garantir que o uso dos rádios por seus clientes não sofra/cause interferência de/em outros usuários de rádio comunicação.

No Brasil, a agência que regula o mercado de telecomunicações o espectro de radiofrequência é a ANATEL. Esta não só define as regras de uso, mas também certifica os produtos que fazem uso do espectro radioelétrico, de modo a garantir seu uso eficiente bem como a segurança dos usuários.

A Motorola Solutions desenvolveu especificamente modelos para o Brasil que atendem a estas regras e foram devidamente certificados para o uso em todo o território nacional.

A empresa ainda solicita que seja observado que os únicos modelos da Linha TALKABOUT que atendem aos requisitos de segurança e compatibilidade e que foram certificados para comercialização no Brasil são os seguintes: T38, T600BR, T470BR,T400BR, T210BR, T200BR,T110BR, T100BR

Nesta linha, vale observar que Motorola Solutions, para facilitar a identificação, incluiu na maior parte dos modelos o “BR” ao final de forma a deixar claro, quais modelos atendem as regras para o Brasil, que foram devidamente homologados na ANATEL e podem ser comercializados no país sem oferecer qualquer problema para os usuários.
No caso do T38 que é o Lançamento este é o único que não tem a necessidade do BR já foi comercializado exclusivamente no Brasil.

MODELOS LINHA TALKABOUT PARA OUTROS PAÍSES

Da mesma maneira, a Motorola Solutions desenvolve a Linha de rádios TALKABOUT para outros países que têm sua regulamentação específica regida por suas agências de Telecomunicações, e para cada país destes temos Modelos semelhantes mas que possuem internamente características distintas, como em alguns casos, níveis de potência e canalização.

Como para o Brasil, estes modelos podem facilmente ser identificados pelo modelo que tem terminações distintas, dependendo do país a que se destina, por exemplo, terminados em “MC” , “MX”,... (T600MC, T210MC,T400MX,...).

Lembramos que, por não terem sido desenvolvidos para o Brasil, dependendo do Modelo, este pode ter canais e/ou nível de potência que não atende a regulamentação da ANATEL e seu uso e comercialização além de ilegal, coloca em risco as comunicações, pois o uso indevido de aparelo emissor pode interferir em comunicações críticas, eventualmente prejudicar outros usuários de serviços de telecomunicações ou no limite, até causar acidentes.

A Motorola Solutions recomenda que se observe, no momento da aquisição ou comercialização dos produtos, ao detalhe nos modelos (final “BR”) que realmente foram projetados e fabricados para o mercado Brasileiro, garantindo a segurança de todos. Exceção apenas no Modelo T38 que pela sua exclusividade não necessitou de tal designação.

Homologação ANATEL e Certificados

Conforme já mencionado anteriormente, apenas os modelos abaixo listados atendem a regulamentação da ANATEL, são homologados oficialmente e portanto, são os únicos que a Motorola suporta no Brasil por entender que são os únicos que podem ser comercializados no Brasil.

T38, T600BR, T470BR,T400BR, T210BR, T200BR,T110BR, T100BR

Para comercialização o certificado deve estar em nome do Fabricante do produto.

Com o aqui exposto, a Motorola Solutions espera ter esclarecido como identificar os produtos que podem ser utilizados e comercializados no Brasil. Ainda agradece pelo interesse nos produtos da empresa e segue à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

© 2020 por Jevin Comércio e serviços Ltda

 

 

 

 

                 Todas as imagens são ilustrativas.

        Os catálogos são dos respectivos fabricantes, podendo serem alteradas sem prévio aviso.